Achim Steiner toma posse como novo chefe do Programa da ONU para o Desenvolvimento

Achim Steiner, chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Foto: David Fisher/Oxford Martin School
Achim Steiner, chefe do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Foto: David Fisher/Oxford Martin School

O alemão Achim Steiner tomou posse na segunda-feira (19) como novo administrador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O dirigente vai liderar a agência da ONU pelos próximos quatro anos. Atualmente, o organismo está presente em cerca de 170 países e territórios, com iniciativas para erradicar a pobreza e promover o crescimento econômico sustentável.

Steiner comandará também o Grupo de Desenvolvimento das Nações Unidas, que reúne 32 fundos da ONU, agências especializadas e outros programas. O novo chefe do PNUD tem mais de três décadas de experiência na área de cooperação internacional. De 2006 a 2016, ele esteve à frente da ONU Meio Ambiente.

A indicação do especialista para a chefia do PNUD foi aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em abril de 2017, após sua nomeação pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.

Ao comentar a confirmação de seu nome como administrador da agência, Steiner afirmou que se sentia grato pela confiança que os Estados-membros demonstraram na Assembleia Geral.

“Não vejo a hora de trabalhar com a equipe do PNUD e os Estados-membros da ONU para continuar a luta pela erradicação da pobreza, proteger o planeta e promover a paz e a justiça no mundo”, afirmou à época.