Agência da ONU revela aumento recorde no turismo mundial em 2011

As últimas atualizações do Barômetro do Turismo Mundial lançado nesta quarta-feira (07/09) pela Organização Mundial do Turismo (OMT) revelam que houve um aumento recorde no turismo internacional no primeiro semestre de 2011. A agência registrou 440 milhões de turistas – um aumento de 19 milhões para o mesmo período de 2010 – num momento em que a indústria continua se recuperando da recente crise financeira global.

Todas as regiões registraram um aumento no turismo em 2011, com exceção do Norte da África e do Oriente Médio – marcadas pelos conflitos que começaram no início do ano. A América do Sul registrou um aumento de 15%, enquanto a África Subsaariana e a Europa Central e Oriental tiveram um crescimento de 9%.

Para o Secretário-Geral da OMT, Taleb Rifa, o turismo pode desempenhar um papel fundamental para a economia e para o desenvolvimento, especialmente em momentos de recuperação e criação de empregos.

Ele observou que enquanto muitas economias desenvolvidas continuam enfrentando problemas consequentes da crise financeira, alguns países emergentes têm mostrado sinais de superaquecimento.