Alunos do bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ) participaram no fim de novembro (30) de um fórum de discussão no Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Foto: UNIC Rio

Alunos do CEFET/RJ participam de oficina no Rio sobre Agenda 2030

Alunos do bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ) participaram no fim de novembro (30) de um fórum de discussão no Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento aconteceu devido ao interesse dos estudantes em debater os 17 pontos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Cerca de 40 alunos se dividiram em grupos e analisaram a aplicabilidade dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em seu entorno regional.

Aprovada em 2015 pela comunidade internacional, a Agenda 2030 contém objetivos relacionados a temas como trabalho decente, cidades e comunidades sustentáveis, redução das desigualdades, mudanças climáticas, erradicação da pobreza, entre outros.

O assistente de informação pública do UNIC Rio, Gustavo Barreto, falou no encontro sobre a importância do cumprimento da Agenda, e dialogou sobre os 17 ODS e sobre a posição das Nações Unidas frente a esses temas.

“A oportunidade de fazer parte de uma discussão acerca de temas tão caros à atualidade cria novamente uma aproximação do ambiente acadêmico com o mundo real, assim como amplia nossos horizontes profissionais”, contou Felipe Vidal, aluno do curso e coordenador do grupo que discutiu os Objetivos 1 e 4, referentes à erradicação da pobreza e educação de qualidade.

Ao final do evento, os estudantes elaboraram relatórios com sugestões de políticas públicas.