Banco Mundial anuncia temporada 2009-2010 de bolsas de estudo

O Banco Mundial convida estudantes e pesquisadores brasileiros a participarem dos Programas Robert S. McNamara e Conjunto Japão/Banco Mundial de bolsas de estudos para o ano 2009-2010.

O Programa de Bolsas Robert S. McNamara é voltado para jovens pesquisadores que estejam trabalhando em instituições acadêmicas ou de pesquisa de países em desenvolvimento, e que estejam preparando tese de doutorado em áreas relacionadas com desenvolvimento. As bolsas de pesquisa cobrem os gastos de residência em universidade ou centro de pesquisa em um país membro do Banco Mundial diferente do país natal ou de residência do candidato. As bolsas são por um período de cinco a 10 meses e deverão ser utilizadas entre julho de 2009 e junho de 2010. A quantidade máxima das bolsas é de US$ 25 mil.

Os documentos para a inscrição no programa devem ser enviados para o escritório do Banco Mundial em Washington D.C até 28 fevereiro de 2009. Os ganhadores da bolsa serão notificados em maio de 2009.

Já o Programa Conjunto de Bolsas Pós-graduação Japão-Banco Mundial oferece fundos para a realização de estudos relacionados com o tema do desenvolvimento em Universidades que pertencem a países-membros do Banco Mundial. Este ano, o Programa estará cooperando com 41 instituições de altos estudos mundialmente reconhecidas. A bolsa inclui o pagamento da matrícula, cobertura de um seguro médico básico ou por acidente, e um subsídio mensal destinado a cobrir as despesas de subsistência.

Para maiores informações sobre os dois programas acadêmicos, visite www.bancomundial.org.br