Boletim semanal da ONU Brasil – N. 93

Boletim semanal da ONU Brasil – No 93 – 08/03/2013

Acesse o www.twitter.com/ONUBrasil, o www.facebook.com/ONUBrasil e nossas demais redes: www.onu.org.br/redes

No Dia Internacional da Mulher, ONU pede fim de todos os tipos de violência de gênero

Segundo dados da ONU, até 7 em cada 10 mulheres no mundo serão espancadas, estupradas, abusadas ou mutiladas durante sua vida. Ainda faltam legislações para protegê-las.

Maria da Penha: ‘Não dá para pensar em mim, eu tenho que pensar numa causa que é muito grande’

Símbolo no enfrentamento da violência contra mulheres, a brasileira Maria da Penha foi homenageada pela ONU em sua nova sede em Brasília. Assista entrevista exclusiva.

ONU lança aplicativo de informações sobre serviços de defesa das mulheres

Ferramenta disponibiliza orientações e dicas além de indicações dos serviços de atendimento às mulheres na cidade do Rio de Janeiro.

Atores e atletas participam de campanha do Banco Mundial contra a violência doméstica

Gabriel Braga Nunes e Cauã Reymond estão entre as personalidades que aderiram à iniciativa “Homem de verdade não bate em mulher”. Eles não cobraram cachê.

No Brasil, chefe humanitária da ONU pede ao mundo US$ 10 bi para conter crises mais graves

Governo brasileiro organizou evento em Brasília (DF) sobre o tema. Recursos financiariam 24 das crises mais urgentes em todo o mundo, chegando a 57 milhões de pessoas.

ONU pede que mundo siga exemplo do brasileiro Sérgio Vieira de Mello

Morto em 2003 em ataque terrorista em Bagdá, Vieira de Mello chefiava a missão das Nações Unidas no Iraque e foi o administrador transitório do Timor-Leste.

ONU e Brasil firmam parceria para combater pobreza em todo o mundo

Iniciativa conjunta do PNUD, Banco Mundial, Ipea e Ministério do Desenvolvimento Social promoverá intercâmbio de experiências em políticas sociais bem-sucedidas, como o Bolsa Família e o Plano Brasil Sem Miséria.

Especialistas independentes da OIT questionam Governo brasileiro sobre projetos em terras indígenas

Consulta de povos indígenas não está regulamentada. Entre temas questionados em informe estão grandes empreendimentos, como a Hidrelétrica de Belo Monte e a transposição do Rio São Francisco, assim como questões polêmicas como a demarcação de terras dos povos Guarani-Kaiowá no Mato Grosso do Sul.

Internação compulsória e discriminação na saúde podem ser formas de tortura, diz especialista da ONU

Relator especial apresentou relatório em Genebra alertando para práticas abusivas na saúde como detenção compulsória, violações dos direitos reprodutivos, negação de tratamento contra a dor e discriminação.

ONU pede que Brasil estenda programas de prevenção do uso de drogas para presídios

Junta Internacional também discutiu com autoridades nacionais estratégias de tratamento para os viciados em crack. Documento ressalta medidas do Governo para reforçar o controle de drogas.

ONU vai atender 160 famílias do Distrito Federal em projeto piloto para prevenir comportamento de risco

A iniciativa busca aumentar as relações familiares para promover o desenvolvimento das crianças e evitar comportamentos de risco como o abuso de drogas e violência.

Brasil adere à Convenção da ONU sobre contratos internacionais de compra e venda de mercadorias

País é o 79o Estado-Parte a ingressar na chamada Convenção de Viena de 1980, legislação moderna e flexível que permite diminuir os custos e os riscos destas modalidades de contratos, dinamizando o comércio.

Especialista Independente da ONU recomenda a Banco Mundial não financiar projetos que gerem despejos

A brasileira Raquel Rolnik apresenta sugestões sobre como melhorar as práticas do Banco nas questões de reassentamentos involuntários, como um compromisso mais robusto na participação e a inclusão de assistência independente para as comunidades afetadas.

Diretora-Geral da UNESCO condena assassinato do radialista brasileiro Mafaldo Bezerra Goes

“A impunidade não pode ser tolerada, uma vez que reforça a vulnerabilidade dos trabalhadores da mídia e compromete seriamente a liberdade de imprensa”, disse Irina Bokova.

Na Bahia, presidente do Banco Mundial elogia hospital que oferece serviços de qualidade aos mais pobres

Hospital do Subúrbio, que abriu em 2010, foi o primeiro a ser construído em Salvador em 20 anos. O local atende a 11 bairros pobres, que concentram 25% da população de Salvador.

ONU saúda possível eliminação de HIV em bebê tratada com antirretrovirais

Notícia dá esperança de que cura em crianças é possível e reforça necessidade de pesquisa e inovação especialmente na área de diagnóstico precoce.

Com apoio do Banco Mundial, Complexo do Alemão recebe programas de saúde e educação

Foram construídas uma clínica de saúde da família e uma unidade de pronto atendimento por meio da iniciativa UPP Social. Cinco escolas têm agora laboratórios de informática, aulas de arte e inglês.

Refugiados da Síria chegam a um milhão, diz agência da ONU

Segundo ACNUR, mais de 400 mil tornaram-se refugiados desde janeiro. Eles chegam traumatizados, sem posses e tendo perdido parte de suas famílias. Cerca de metade são crianças, a maioria com menos de 11 anos.

Síria: Enviado especial e Secretário-Geral da ONU querem responsabilização por crimes de guerra

Lakhdar Brahimi e Ban Ki-moon expressaram profunda frustração com o fracasso da comunidade internacional, lamentando que as partes tenham se tornado “cada vez mais irresponsáveis com a vida humana”.

Secretário-Geral da ONU elogia liderança de Hugo Chávez na América Latina

Ban Ki-moon lamentou nesta terça-feira (5) a morte do Presidente da Venezuela. Por meio de uma declaração de seu porta-voz, Ban se disse “entristecido” com o falecimento de Chávez, que tinha 58 anos e lutava há mais de um ano e meio contra o câncer.

Cartilha da ONU orienta governos e sociedade civil sobre direitos de comunidade LGBT

Livro centra-se em cinco obrigações dos Estados: proteger contra violência homofóbica; prevenir a tortura; descriminalizar a homossexualidade; proibir a discriminação; e defender liberdades civis.

ONU abre concurso para que público crie tema e logotipo da campanha do Dia contra a Corrupção 2013

Vencedores receberão viagem paga para Nova York para se juntar a nós em um evento que marcará a data. Prazo é dia 15 de março.


Acesse aqui todas as oportunidades de estágio e trabalho: www.onu.org.br/tema/vagas


Leia mais em www.onu.org.br

Para não receber mais, peça para REMOVER.

Para se INSCREVER, clique aqui.

Para acessar as edições anteriores, clique aqui.