Brasil ganha concurso internacional de inovação social

Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe - CEPALBrasil obteve o primeiro lugar, seguido pelo México, Costa Rica, Chile e Argentina.

Uma comunidade brasileira que exige a transparência no uso dos recursos públicos municipais e diminui a corrupção ganhou o primeiro lugar do Concurso Experiências em Inovação Social, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) com apoio da Fundação Kellogg.

“Com a mobilização da comunidade, fiscaliza as compra do governo, prevenindo fraudes, corrupção e o desperdício dos recursos públicos, clamor de toda a América Latina”, destacou a porta-voz do Comitê de Notáveis, Nohra Rey de Marulanda, na cerimônia de premiação realizada na Universidade San Carlos de Guatemala.

O Observatório Social de Maringá é desenvolvido pela Sociedade Eticamente Responsável (SER), organização cidadã formada por pessoas sem vínculos partidários, que fiscaliza o uso dos recursos públicos na cidade de Maringá (Paraná). O projeto opera através da sensibilização e ação cidadã e supervisiona todos os gastos. Em seus primeiros nove meses de atuação a prefeitura economizou cinco milhões de dólares.