Começa hoje XVII Reunião do Fórum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e do Caribe

Começa hoje XVII Reunião do Fórum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e do CaribeDurante as últimas duas décadas, consultas intergovernamentais realizadas com regularidade pelas principais autoridades ambientais da América Latina e do Caribe levaram à criação do Fórum de Ministros do Ambiente da região. Com as catorze reuniões realizadas até agora, o Fórum se consolidou como a mais importante e representativa ocorrência política da região, alcançando um amplo consenso sobre políticas e soluções ambientais a nível regional.

O XVII Reunião do Fórum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e do Caribe, que tem início hoje (26) e segue até dia 30 de abril, terá como sede a Cidade do Panamá. O apoio concedido pelo Escritório Regional para a América Latina e Caribe (ROLAC) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA, ou UNEP na sigla em inglês), bem como pelo Secretariado do Fórum, não se limitou apenas à organização de reuniões e preparação de documentos. Ao longo dos anos, tem desenvolvido uma parceria entre os governos e o PNUMA tem ajudado a diminuir o fosso entre agendas regionais e globais na área ambiental.

Juntamente com as instituições internacionais que aderiram ao Fórum, como parte de seu Comitê Técnico (ITC) – PNUMA, PNUD, CEPAL, BID e Banco Mundial –, o Fórum tem sido capaz de canalizar as atividades de cooperação internacional na área ambiental na região. Estas instituições internacionais auxiliam na identificação de fontes de financiamento para projetos e estudos, bem como coordenando a resposta rápida e flexível às necessidades nacionais e regionais do ambiente.

O Fórum também tem sido bem sucedido na melhoria da participação dos países da América Latina e do Caribe em conferências internacionais e outros acordos ambientais multilaterais. Um exemplo significativo do nível de desenvolvimento é a Iniciativa Latinoamericana e Caribenha para o Desenvolvimento Sustentável (ILAC). Este foi o principal resultado do processo regional preparatório para o Desenvolvimento Sustentável, realizado como parte do trabalho do Fórum em 2001 e 2002.

Saiba mais sobre o Fórum clicando aqui.