Conselho de Segurança da ONU condena veementemente ataque terrorista no norte do Líbano

Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/Loey Felipe
Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/Loey Felipe

Na sequência de um ataque de Jahbat Al-Nusra que causou numerosos mortos e feridos na cidade libanesa de Trípoli, o Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou fortemente o incidente e expressou a sua determinação em combater o terrorismo em todas as frentes.
Em um comunicado de imprensa emitido neste domingo (11), em Nova York, os membros do Conselho expressaram suas condolências às famílias das vítimas, bem como ao povo e ao governo do Líbano. Eles também desejaram uma rápida recuperação aos feridos no incidente.
De acordo com informações da imprensa, um ataque suicida em um café na cidade libanesa de Trípoli matou pelo menos nove pessoas e feriu dezenas de outras pessoas no sábado (10). A Frente Nusra, um grupo terrorista filiado à Al-Qaeda, reivindicou a responsabilidade pelo ataque.
Reafirmando que o terrorismo em todas suas formas e manifestações constitui uma das mais sérias ameaças à paz e à segurança internacionais, e que quaisquer atos de terrorismo são criminosos e injustificáveis independentemente de sua motivação, o Conselho reiterou a sua determinação em combater todas as formas do flagelo, em conformidade com as suas responsabilidades nos termos da Carta das Nações Unidas.
Os membros do Conselho sublinharam a necessidade de trazer autores, organizadores, financiadores e patrocinadores desses atos repreensíveis de terrorismo à justiça e exortaram todos os Estados, de acordo com suas obrigações sob o direito internacional e das resoluções pertinentes do Conselho de Segurança, a cooperar ativamente com as autoridades libanesas a este respeito.