Conselho de Segurança prorroga missão de paz na República Democrática do Congo por mais um ano

Membros do contingente de Malauí da Brigada de Intervenção em uma patrulha. Foto: ONU/Sylvain Liechti

O Conselho de Segurança da ONU prorrogou, por um ano, a Missão  da Organização das Nações Unidas  para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO), assim como sua Brigada de Intervenção.

Para os membros do Conselho a presença da força de paz no país é necessária para fortalecer o apoio que a RDC precisa para enfrentar os atuais desafios de segurança e alcançar um acordo de paz.

Adotada por unanimidade nesta sexta-feira (28), a resolução do Conselho renova o mandato da MONUSCO e sua Brigada de Intervenção com sua capacidade máxima: 19.815 militares, 760 observadores militares, 391 policiais e 1.050 funcionários de unidades de polícia, até 31 de março de 2015.

O Conselho também autorizou a MONUSCO a tomar todas as medidas necessárias para executar uma série de novas tarefas, como a proteção de civis; neutralizar grupos armados através da Brigada de Intervenção de “forma robusta, altamente móvel e versátil e em estrita conformidade com o direito internacional “; monitorar a implementação do embargo de armas; e fornecer apoio aos processos judiciais nacionais e internacionais na República Democrática do Congo.