Conselho de Segurança debate focos de tensão na África

Contínua instabilidade e tensão no Chifre da África e na República Democrática do Congo (RDC) foram destaque na sessão do Conselho de Segurança desta quarta-feira (19). Foto: UN/Eskinder Debebe.A contínua instabilidade e tensão no Chifre da África e na República Democrática do Congo (RDC) foram destaque na sessão do Conselho de Segurança desta quarta-feira (19) para discutir paz e segurança no continente africano.

O embaixador da França junto às Nações Unidas, Gérard Araud, que recentemente liderou uma missão do Conselho à RDC, falou sobre sua viagem e sobre os últimos acontecimentos no país, onde o futuro da Missão de Paz da ONU, cujo prazo do mandato expira este mês, está sendo revisto.

O Secretário-Geral Ban Ki-moon recomendou em seu último relatório sobre a missão que a sua força de paz comece uma redução do contingente de 20 mil homens das tropas até 30 de junho. O Governo propôs uma retirada total das forças de paz até 30 de agosto de 2011.

A Somália continua sendo assolada por uma das piores crises humanitárias do mundo, com milhões de pessoas internamente deslocadas (IDPs, na sigla em inglês) ou vivendo como refugiados nos países vizinhos, enquanto as forças do Governo combatem os rebeldes islâmicos. As tensões são igualmente elevadas nas fronteiras de Djibuti e Eritréia.