Secretário-Geral pede calma aos envolvidos em confrontos no Quirguistão

Manifestantes do lado de fora do escritório do Governo em Talas, Quirguistão. Foto: UN.O Secretário-Geral da ONU Ban Ki-moon pediu calma devido a relatos de violência e mortes no Quirguistão, onde confrontos eclodiram entre partidários e opositores do Governo Provisório.

Segundo estes relatos, uma pessoa foi morta e ao menos 58 foram feridas em manifestações em prédios do governo em Osh, Jalalabad e Batken, no sudeste de Quirguistão. “O Secretário-Geral encoraja a todos os envolvidos à moderação e a resolver as diferenças de forma pacífica através do diálogo”, declarou o Porta-Voz do Secretário-Geral, Martin Nesirky. “Ele enfatiza a necessidade de respeitar as regras da lei e pede calma às partes”.

O Governo Provisório foi estabelecido no mês passado, depois que o Presidente Kurmanbek Bakiyev foi deposto numa sangrenta revolta que deixou dezenas de mortos no país. Um acordo entre o Governo Provisório e o ex-presidente lhe permitiu a Bakiyev sair do país e refugiar-se no vizinho Cazaquistão.

Leia mais sobre o tema, em inglês, clicando aqui.