Dia Internacional contra Testes Nucleares – 29 de agosto de 2011

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional contra Testes Nucleares.

A comemoração do Dia Internacional contra Testes Nucleares este ano marca o vigésimo aniversário do fechamento do local de testes de armas nucleares em Semipalatinsk, Cazaquistão. Ao longo da Guerra Fria, centenas de testes de armas nucleares deixaram um legado devastador para cidadãos locais e seu meio ambiente. Tendo visitado o cenário deste capítulo sombrio da história humana, desejo enfatizar meu apoio para o governo e para a população do Cazaquistão à medida que eles continuam a lidar com as consequências. Elogio os esforços para assegurar que algo positivo possa resultar do destaque dado aos terríveis efeitos destes testes.

Precisamos urgentemente de novos progressos para alcançar um mundo livre de testes e armas nucleares. As atuais moratórias voluntárias sobre testes de armas nucleares são valiosas, mas ainda assim não substituem uma proibição global. Por este motivo, é urgente que o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares entre em vigor o mais rápido possível. Ele é um elemento fundamental do desarmamento internacional e do regime de não-proliferação, e merece ter o apoio ativo de todos os Estados.

A vital importância de o Tratado entrar em vigor foi reafirmada na Revisão de 2010 da Conferência do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares e incluída no plano de ação acordado. O regime de verificação do Tratado provou ser um instrumento valioso para a cooperação internacional. Estou plenamente confiante na sua capacidade futura de fornecer meios independentes, confiáveis e rentáveis de verificação – e, portanto, dissuasão – de qualquer violação de provisões do Tratado.

Por estes motivos, peço a todos os Estados que ainda não assinaram ou ratificaram o Tratado que o façam como uma questão prioritária. Alcançar este objetivo reforçaria ainda mais o crescente movimento por um mundo livre de armas nucleares. Todos os dias, mais e mais pessoas estão vendo tanto os testes quanto as armas nucleares como relíquias perigosas da Guerra Fria. Neste Dia Internacional contra Testes Nucleares, peço a todos os Estados que tomem um passo corajoso em direção a um mundo mais seguro e são para todos.