Diplomata do Catar é eleito Presidente da 66ª Sessão da Assembleia Geral

Nassir Abdulaziz Al-NasserUm experiente diplomata do Catar, que atua como Representante Permanente de seu país nas Nações Unidas há mais de uma década, foi escolhido no último dia 22 para ser o próximo Presidente da Assembleia Geral. Nassir Abdulaziz Al-Nasser, de 57 anos, foi eleito por aclamação e sucederá Joseph Deiss, da Suíça, quando assumir a presidência, em meados de setembro, na 66ª sessão da Assembleia Geral.

Al-Nasser aceitou o cargo com “grande honra” e disse que estar se tornando Presidente num momento em que o mundo enfrenta “enormes desafios políticos, sociais, econômicos e ambientais. (…). Não passa um mês sem que ouçamos sobre um desastre natural ou causado pelo homem e as subsequentes crises de alimentos, saúde, segurança e educação, que se seguem inevitavelmente. Ao mesmo tempo, ainda existem pessoas que vivem sob ocupação e opressão, que anseiam por liberdade e dignidade,” acrescentou.

O Presidente eleito propôs que “o papel da mediação na resolução de conflitos por meios pacíficos” sirva como tema para o debate de alto nível programado para ser realizado na abertura da próxima sessão da Assembleia. Ele prometeu também tentar trabalhar como uma ponte entre países ricos e pobres para ajudar a construir um consenso sobre questões fundamentais, como a fome, a pobreza, o terrorismo e as mudanças climáticas.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, parabenizou Al-Nasser por sua eleição, observando que ele tem sido um apoiador da Assembleia Geral. “Como o senhor disse uma vez: uma característica permanente desta organização é que – independentemente das mudanças políticas e práticas – a Assembleia Geral continua sendo o órgão mais inclusivo da Organização,” disse Ban. Ele também elogiou os esforços do Presidente eleito em uma série de questões, incluindo o conceito de “responsabilidade de proteger”, a segurança humana e a economia verde.

Diplomata do Catar desde novembro de 1972, Al-Nasser atuou para seu governo em Beirute, Islamabad e Dubai, entre outros lugares. Sua atuação mais longa foi em Nova York. Ele é Representante Permanente do Qatar nas Nações Unidas em Nova York desde setembro de 1998 e, durante este período, trabalhou como Presidente do chamado Grupo dos 77 e China na ONU, além de ter tido uma breve passagem, entre 2002 e 2003, no cargo de Vice-Presidente da Assembleia Geral e uma temporada como Presidente do Conselho de Segurança, em dezembro de 2006.

Leia aqui a biografia resumida do novo Presidente da Assembleia Geral da ONU.