Diretor Executivo do UNFPA defende maior planejamento frente às mudanças climáticas

Mudanças Climáticas e Dinâmica Populacional - Foto: Flávio Sampai “Muitos países no mundo em desenvolvimento estão também experimentando um crescimento significativo da população, que vai colocar uma pressão crescente sobre o ambiente natural e impactar diretamente nos fatores que contribuem para as mudanças climáticas globais”, afirmou o Diretor Executivo do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Babatunde Osotimehin, em artigo publicado hoje (13/01) na página da organização.
A soma entre mudanças climáticas e dinâmica populacional, de acordo com o UNFPA, é uma das equações que resultam em desastres com drásticas consequências. Nos últimos anos, a população brasileira tem vivenciado, em um crescimento gradativo, os efeitos e impactos das mudanças climáticas. Um exemplo disso são os deslizamentos de terra causados por chuvas acima das médias históricas registradas em diversas regiões do Brasil. Tais ocorrências causam impacto na saúde, moradia, higiene, estradas e educação.
Para fazer frente a esses desafios, Osotimehin propõe que seja dada mais atenção aos processos da urbanização. “Entender as dinâmicas populacionais e planejar para essas mudanças são ações fundamentais para enfrentar os desafios de longo prazo que teremos, caso o clima continue a mudar nos anos e décadas à frente”, afirmou .
Clique aqui para acessar o artigo do Diretor Executivo do UNFPA.