Em visita a Nagasaki, Ban pede a eliminação das armas nucleares

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, com Sumiteru Taniguchi, um sobrevivente da bomba atômica. Atrás de ambos, uma conhecida foto de Taniguchi mais novo, pouco tempo após os ataques dos EUA. Foto: ONU.O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, honrou hoje (5) as vítimas do bombardeio atômico de Nagasaki, lembrando que sua visita à cidade japonesa reforçou sua convicção de que as armas nucleares devem ser banidas.

“A única maneira de garantir que tais armas nunca voltarão a ser usadas é a sua eliminação”, disse, ao colocar uma coroa de flores no monumento que lembra as vítimas. “Este é um monumento à convicção de que nunca devemos permitir que tal devastação seja infligida em qualquer população, em qualquer lugar, nunca mais”, frisou.

Na cidade, Ban encontrou-se com hibakusha, ou vítimas das explosões. “Suas feridas são chocantes. Sua coragem, inimaginável”, disse aos repórteres na catedral Urakami, a uma curta distância do local do bombardeio. O uso de suas experiências para promover a paz e o desarmamento é inspiradora e humilde.”

Amanhã, Ban Ki-moon será o primeiro Secretário-Geral a assistir à Cerimônia do Memorial da Paz, no 65º aniversário do ataque nuclear em Hiroshima.

Quando Hiroshima foi bombardeada, em 6 de agosto 1945, e Nagasaki, três dias depois, mais de 200 mil pessoas morreram devido à radiação nuclear, as ondas de choque das explosões e a radiação térmica provocadas pelas bombas. Desde 1945 até hoje, mais 400 mil pessoas perderam suas vidas devido aos efeitos da radiação.