GloboNews faz programa especial sobre história da ONU

Fome, violência, discriminação, doenças. O mundo tem lutado para resolver esses problemas que atingem de formas diferentes o planeta e preocupam toda humanidade. Há 65 anos, nascia uma organização que hoje reúne 192 países com um objetivo fundamental: trabalhar por um mundo melhor.

O Brasil teve uma posição fundamental em todo o processo da Organização das Nações Unidas. Alguns que se destacaram foram Austregésilo de Athayde, um dos responsáveis pelos textos da Declaração dos Direitos Humanos, e Oswaldo Aranha, que presidiu a Assembleia que declarou o Estado de Israel. Ainda segundo a tradição da casa, os presidentes do Brasil abrem as Assembleias Gerais da ONU.

O programa “Arquivo N”, da GloboNews, produziu um especial sobre a história da ONU, desde sua criação até momentos mais recentes. O Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), Giancarlo Summa, conta um pouco sobre os principais desafios das Nações Unidas hoje e relembra a figura de Sergio Vieira de Mello, um dos maiores funcionários que a ONU já teve e que morreu durante os ataques terroristas a um prédio das Nações Unidas em Bagdá, em 2003.

O programa foi ao ar na última quarta-feira (03) e pode ser visto na íntegra clicando aqui.

O “Arquivo N” também é exibido às quintas (03h30, 11h30 e 17h30); sextas (05h30); sábados (16h05); e domingos (04h05 e 21h05). De hoje até domingo o programa sobre a ONU será reprisado.