Guiné: ONU elogia diálogo multipartidário que busca superar desafios eleitorais

Um comício político na capital da Guiné, Concacri. Foto: IRIN/Nancy Palus
Um comício político na capital da Guiné, Concacri. Foto: IRIN/Nancy Palus

O porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse nesta terça-feira (11) que o chefe da organização está “encorajado” com os progressos realizados no diálogo político multipartidário em andamento na capital da Guiné, Conacri.

“O secretário-geral congratula-se com o espírito construtivo, no qual as partes guineenses têm buscado o diálogo”, disse seu porta-voz em um comunicado.

O diálogo está ocorrendo com a ajuda do facilitador internacional, o representante especial da ONU para a África Ocidental, Saïd Djinnit, e lideranças nacionais, de acordo com o comunicado.

Ban Ki-moon “pediu às partes para construir essa atmosfera positiva, a fim de resolver as questões pendentes e criar as condições para eleições legislativas livres, justas e pacíficas”, acrescentou o porta-voz.

Na semana passada, Djinnit saudou o início de discussões substantivas entre o governo e a oposição para superar os desafios do processo eleitoral.

Em março, os protestos no país do oeste africano relacionados ao processo eleitoral levaram a várias mortes e centenas de feridos.

À época, tanto o secretário-geral quanto o escritório de direitos humanos da ONU pediram calma em meio à violência e que os atores políticos na Guiné prossigam o diálogo para criar condições para eleições pacíficas.