Haiti aumenta segurança alimentar com ajuda da ONU

Programa Mundial de AlimentosSeis meses após ser devastado por um terremoto, Haiti está no caminho de aumentar sua segurança alimentar. O Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU trabalha na construção de um sistema nutricional para as pessoas pobres e vulneráveis do país.

“Nas horas imediatamente após o terremoto, o PMA providenciou assistência alimentar de emergência, prevenindo para que o evento não se convertesse em uma crise alimentar para o povo haitiano e para o mundo”, disse a Diretora Executiva da Agência, Josette Sheeran. “Agora estamos trabalhando com o governo e outros parceiros num programa que utiliza uma mistura de comida e dinheiro para o trabalho, lanches escolares e iniciativas nutricionais para reconstruir o sistema de segurança alimentar de Haiti”.

O PMA implementou um esquema de trabalho temporário em todo o país, em parceria com o governo e ONGs. Embora as iniciativas sejam variadas, todas buscam contribuir para a reconstrução do país e a melhoria na agricultura. Os trabalhadores são pagos em dinheiro e comida, além de ser fornecido o suficiente para as despesas necessárias, tais como remédios e roupa, estimulando também a economia local. “Estamos apoiando um grupo grande de pessoas que, de outra forma, teriam grandes dificuldades de colocar comida na sua mesa”, disse a Diretora Nacional do PMA, Myrta Kaulard.

A agência também trabalha com as autoridades locais para aumentar o número e a qualidade dos lanches das crianças nas escolas. Atualmente são distribuídos 655 mil lanches por dia, enquanto o objetivo é elevar esse número a 800 mil até o final de 2010. “O programa de alimentação escolar é um marco da nossa operação no Haiti”, disse Kaulard. “É uma forma efetiva de garantir que as crianças tenham pelo menos uma refeição nutritiva por dia e que continuem aprendendo”.

Para mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos, o PMA distribui alimentos de valor nutricional especial, assegurando que os grupos mais vulneráveis não sofram de desnutrição. Com a temporada de furacões chegando ao Haiti, o PMA se prepara para alimentar um milhão e cem mil haitianos durante seis semanas. Também organizou um serviço de barcas para a comunidade humanitária, conectando os portos de Porto Príncipe com o do Santo Domingo.

Assista abaixo ao curta-metragem “One Month On”, do Escritório das Nações Unidas de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), para marcar o aniversário de um mês do terremoto no Haiti, mostrando as dificuldades dos primeiros dias da emergência, enfrentados pela equipe de operações de resgate e recuperação da ONU.

Legenda do UNIC Rio/Clarissa Montalvão. Visite o canal das Nações Unidas no YouTube clicando aqui.