Jorge Sampaio: mídia tem papel no combate à ‘ignorância’

Jorge SampaioChefe da Aliança das Civilizações e ex-presidente de Portugal diz à Rádio ONU que ‘falta de conhecimento’ atrapalha diálogo entre culturas e povos; segundo ele, jornalistas podem ajudar na construção do debate.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O chefe da Aliança das Civilizações da ONU e ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio, afirmou que a mídia tem um papel vital no diálogo entre culturas e povos e no combate à ignorância.

Sampaio falou à Rádio ONU, na semana passada, durante um seminário para jornalistas do Oriente Médio, no Cairo, capital do Egito, e que foi promovido pela Aliança das Civilizações.

Promoção

A iniciativa pretende aproximar povos e culturas do Oriente e do Ocidente. De acordo com Sampaio, a ignorância é o maior obstáculo para a promoção do diálogo.

“Eu acho que a questão fundamental que é preciso combater é a ignorância. A ignorância, o desconhecimento, geram muitas más interpretações e podem gerar conflitos da maior importância. A mídia em geral, as mais antigas e as mais modernas, o conjunto deles tem um papel decisivo para ajudar na apreciação correta do que se passa. Separar o fato da opinião. E nós podemos contribuir para uma relação íntima com a mídia. Preparando pessoas na luta pelo conhecimento,” afirmou.

Uma das propostas da Aliança das Civilizações é utilizar meios audiovisuais, incluindo as novas mídias, para promover mais informação e diálogo principalmente entre jovens. A Aliança foi fundada pelos governos da Turquia e da Espanha e segue sendo gerenciada pelas Nações Unidas.

Ouça aqui a matéria da Rádio ONU.