Mensagem do Diretor Executivo do UNFPA para o Dia Mundial da População

Babatunde OsotimehiJovens e adolescentes em um mundo de 7 bilhões de pessoas
Dr. Babatunde Osotimehin, Diretor Executivo do UNFPA

Este ano, no dia 31 de outubro, a população mundial atingirá 7 bilhões. Este marco representa um desafio, uma oportunidade e uma chamada à ação. Hoje, no Dia Mundial da População, estou lançando uma campanha chamada 7 Bilhões de Ações, que estimulará as pessoas a considerarem o que significa viver em um mundo de 7 bilhões de pessoas e incentivará ações sobre temas que afetam a todos nós.

Enquanto pobreza, desigualdade e o crescente estresse sobre os recursos são os principais desafios, o mundo está mais interligado do que nunca, o que cria enormes possibilidades. Atualmente, temos uma capacidade sem precedentes para trocar informações e idéias e envolver as comunidades em todo o mundo para resolver os nossos problemas comuns.

Para reduzir as desigualdades e melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem hoje – e para as gerações seguintes -, será necessário adotar novas formas de pensar e trazer uma cooperação global sem precedentes. A hora de agir é agora.

Juntos, podemos construir o futuro com as e os jovens, promover os direitos das meninas e das mulheres e proteger os recursos naturais dos quais todos nós dependemos.

A proteção da saúde reprodutiva e dos direitos reprodutivos é fundamental para nosso futuro coletivo e desenvolvimento sustentável. Juntos, podemos nos unir para atender às necessidades de cerca de 215 milhões de mulheres nos países em desenvolvimento que desejam planejar e espaçar os nascimentos de seus filhos, mas não têm acesso a contraceptivos modernos. Juntos, podemos evitar a morte de cerca de mil mulheres por dia em razão de complicações da gravidez e do parto.

Quando as mulheres e meninas adolescentes gozam de seus direitos e têm oportunidades, as suas famílias, suas comunidades e seus países prosperam.
Temos a oportunidade e a responsabilidade de investir em 1,8 bilhões de adolescentes e jovens de todo o mundo com idade entre 10 e 24 anos. Eles constituem mais de um quarto da população mundial; cerca de 90% vivem em países em desenvolvimento. Todo jovem merece receber educação, incluindo educação sexual, e ter acesso a serviços de saúde abrangentes. Com políticas corretas, investimentos adequados e apoio social, as e os jovens poderiam desfrutar de vidas mais saudáveis, livres da pobreza, e fortalecer as perspectivas de paz e estabilidade.

Como população mais interconectada, as e os jovens já estão transformando a sociedade, a política e a cultura. Ao envolver mais ativamente mulheres e jovens, podemos criar um futuro melhor para todas as gerações.

Hoje, no Dia Mundial da População, visite a página www.7BillionActions.org para conhecer mais sobre essas questões fundamentais e sobre como você pode aderir ao movimento. As ações individuais, multiplicadas muitas vezes, podem fazer um mundo de diferença. Juntos, somos 7 bilhões de pessoas; contamos uns com os outros.