Nova ferramenta para monitorar o comércio de espécies em perigo é lançada

Nova ferramenta para monitorar o comércio de espécies em perigo é lançada. Foto ONUO Secretariado da Convenção Internacional do Comércio de Espécies de Flora e Fauna Selvagens em Perigo (CITES) anunciou o lançamento de uma nova base de dados interativa que permite aos usuários ver informações sobre o comércio de animais e plantas selvagens. A nova ferramenta foi apresentada pelos 175 Estados participantes do acordo.

O painel de informações da CITES permitirá, por exemplo, aprender de forma simples que a pele de répteis, especialmente a pele de crocodilo, é comercializada legalmente num volume muito alto, e que Colômbia é o um dos maiores exportadores do jacaré-de-óculos, o réptil mais comercializado por sua pele.

O painel global apresenta informações das transações em nível mundial, enquanto o painel nacional apresenta as informações por países. Os usuários podem consultar os painéis no site do CITES para determinar quais são as espécies que estão sendo comercializadas e em qual volume.

A CITES é administrada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Mais de 10 milhões de transações comerciais de espécies de plantas e animais foram reportadas desde que a Convenção foi estabelecida em 1975.