OIM: cidades brasileiras têm se destacado em políticas para integração de migrantes

Foto: OIM

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Centro de Liderança Pública (CLP) firmaram parceria para promover capacitação com o objetivo de desenvolver líderes na temática de políticas e programas para migrantes.

O treinamento tratará de questões específicas de gestão pública no contexto de políticas de migração por meio de uma abordagem de problemas complexos e incluindo a lógica política a partir da realidade dos atores locais.

A demanda pela capacitação, que será composta de um curso online e uma oficina, foi identificada por uma avaliação de necessidades conduzida a partir de um grupo focal formado por municípios de todas as regiões do país.

“As cidades brasileiras têm cada vez mais ocupado um papel de destaque na promoção de políticas para a integração de migrantes”, afirmou o chefe de missão da OIM no Brasil, Stéphane Rostiaux.

“Desde o ano passado iniciamos um projeto em parceria com o Ministério da Justiça para construir um treinamento específico para que os gestores das cidades possam melhor integrar os migrantes, favorecendo a diversidade e fortalecendo a economia local”, completou Rostiaux.

“Nos últimos anos temos formado lideranças no setor público para o enfrentamento de problemas complexos associados à gestão e à política. Esse projeto dialoga com algo muito significativo para a nossa trajetória de educação e temos a convicção de que, juntos com a OIM, serão desenvolvidos conteúdos essenciais para os responsáveis por uma política pública tão relevante”, disse Tadeu Barros, diretor-executivo do CLP.

O CLP é uma organização sem fins lucrativos com mais de 10 anos de experiência na construção de capacidades e desenvolvimento de pessoas para que se tornem líderes públicos.

A atividade faz parte do projeto de construção de capacidades de atores locais para tratar da migração em coordenação com autoridades federais no Brasil, implementado em parceria com a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SENAJUS/MJ) e financiado pelo Fundo da OIM para o Desenvolvimento.