ONU alerta para estado de saúde de dissidente chinês Liu Xiaobo

Liu Xiaobo, ativista de direitos humanos na China. Foto: nobelprize.org
Liu Xiaobo, ativista de direitos humanos na China. Foto: nobelprize.org

O Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas expressou na última sexta-feira (7) preocupação pela saúde de Liu Xiaobo, ganhador do Nobel da Paz, e solicitou entrar em contato urgentemente com ele e sua esposa, Liu Xia.

“Estamos muito preocupados com as notícias do sério agravamento da condição médica de Liu Xiabo”, disse Liz Throssell, porta-voz do Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) em Genebra.

Throssell mencionou que o ACNUDH tem insistido com as autoridades chinesas para obter informação sobre a situação de Xiaobo e sua esposa, mas não tem recebido retorno.

“O pedido de atenção médica para Liu Xiaobo deveria ser respondida de maneira urgente e, em meio aos últimos informes sobre o agravamento da saúde de Liu, acreditamos que a ONU deveria ter acesso ao lugar onde Liu Xiaobo e sua esposa se encontram”, disse Thorssell.

A porta-voz acrescentou que, devido à urgência e à seriedade da situação, o alto-comissário Zeid Ra’ad Al Hussein continuará acompanhando de perto o estado de saúde de Xiabo.

Liu Xiaobo foi encarcerado em 2009 após pedir reformas políticas na China. Em 2010, foi-lhe concedido o Prêmio Nobel da Paz pela sua “longa e não violenta luta pelos direitos humanos fundamentais na China”.

Xiaobo se encontra em grave condição médica e foi recentemente diagnosticado com câncer de fígado em fase terminal.

Segundo as agências de notícias internacionais informaram nessa quarta (12), as funções renais e hepáticas de Liu estão falhando e ele sofre de coágulos no sangue, entre outros quadros.