ONU: Equipe técnica que vai monitorar destruição de armas químicas inicia trabalho na Síria

Armas químicas (arquivo). Foto: ONU/H Arvidsson
A equipe conjunta das Nações Unidas e da Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ) que monitorará a destruição de armas químicas na Síria começou nesta terça-feira (02) a conversar com as autoridades do país para garantir a segurança dos locais onde trabalhará, especialmente nas áreas periféricas.

A equipe, formada por 14 técnicos da ONU e 19 da OPAQ, está planejando suas atividades e analisando os riscos à saúde e ambientais. O grupo de especialistas deve começar este trabalho o mais rápido possível.

Enquanto isso, as discussões sobre o tamanho dos estoques da Síria também estão em andamento, bem como o planejamento de longo prazo, de modo que os prazos impostos por unanimidade pelo Conselho Executivo da OPAQ e do Conselho de Segurança da ONU sejam cumpridos.

Em discussões com as autoridades locais, a equipe da OPAQ-ONU fez questão de frisar que o Governo sírio tem o dever de completar a verificação dos estoques e respeitar os prazos de destruição, que vão até o primeiro semestre de 2014. A missão conjunta fornecerá o apoio técnico necessário para que o cumprimento dessas obrigações.

1 pensou em “ONU: Equipe técnica que vai monitorar destruição de armas químicas inicia trabalho na Síria

  1. Ate que enfim! So espero que nao fique nenhum resto que possa causar dano e contaminar o meio ambiente.

Os comentários estão fechados.