ONU investiga incidente que deixou cinco capacetes-azuis mortos na República Centro-Africana

Membros da MINUSCA patrulham as ruas da capital, Bangui. Foto: ONU/Catianne Tijerina
Membros da MINUSCA patrulham as ruas da capital, Bangui. Foto: ONU/Catianne Tijerina

A Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA) lançou uma investigação sobre um incidente neste sábado (8) no qual um membro da missão de paz atirou em quatro de seus colegas e feriu outras oito pessoas antes de morrer.
O trágico incidente é o primeiro de seu tipo desde que a missão foi criada em abril de 2014, disse a MINUSCA através de um comunicado à imprensa.
A missão expressou suas condolências ao governo de Ruanda – nacionalidade dos capacetes-azuis que morreram – e às famílias em luto e desejou uma recuperação rápida para os soldados feridos, que estão atualmente sendo tratados no hospital da MINUSCA.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também enviou seus pêsames em um comunicado emitido pelo seu porta-voz no qual ele expressou tristeza ao saber da morte dos soldados. “O secretário-geral oferece suas mais profundas condolências às famílias em luto e ao governo e povo de Ruanda. Ele deseja também uma rápida recuperação aos feridos.”