ONU Mulheres destaca papel de mulheres e homens no esporte

A ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres participa, nos dias 17 e 18 de julho, do Seminário Esporte, Desenvolvimento e Paz, no Rio de Janeiro. O evento é promovido pelo Conselho Internacional do Esporte Militar, Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e Academia Brasileira de Filosofia, em programação alinhada aos 5º Jogos Mundiais Militares.

Na segunda-feira (18/7), às 9h35, a ONU Mulheres fará palestra sobre o tema “Gênero, Esporte e Paz”. Segundo Júnia Puglia, Coordenadora de Programas da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, “o seminário é uma boa oportunidade para destacar a importância da perspectiva de gênero e da participação das mulheres no esporte. Isso pode influir positivamente nas operações de paz, isto é, aquelas em que as Nações Unidas estão presentes para garantir a ordem nos países em situação de conflito e pós-conflito”, aponta a palestrante.

Júnia lembra que o debate leva em consideração os direitos das mulheres, como o de ter uma vida sem violência, além de trazer os homens para o debate em prol da igualdade de gênero. “A participação da ONU nos 5º Jogos Mundiais Militares acontece de uma forma positiva e engajada. Seis atletas da Aeronáutica, Exército e Marinha aderiram à campanha UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres, liderada pelo Secretário-Geral. Esperamos que o grupo influencie não somente o corpo de 4 mil atletas de 112 países como também o público participante dos Jogos Mundiais Militares”, explica a coordenadora de Programas da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul.

A participação da ONU Mulheres no Seminário Esporte, Desenvolvimento e Paz se dá no contexto da parceria com o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil – CCOPAB.

Homenagem ao Rei Pelé

No domingo (17/7), o seminário se inicia às 9h com depoimento do ex-jogador de futebol Pelé, que será homenageado com a entrega da medalha Sérgio Vieira de Mello pela Academia Brasileira de Filosofia. Em seguida, dia, haverá as participações de representantes do Comitê Internacional de Esporte Militar – CISM, Escritório Esporte para Desenvolvimento e Paz.

No começo da tarde, será abordada a vinculação entre esporte e mobilização local em operações de paz, pelo General do Exército Heleno, que comandou a Minustah 2004/2005. Os debates do primeiro dia do seminário se completam pelos temas olimpismo e esporte competitivo, harmonia entre indivíduo e esporte, cooperação entre as nações e esporte e ideologia.

Esporte, desenvolvimento e paz

O uso do esporte para promover desenvolvimento e paz é um conceito solidamente amparado pela ONU e fortalecido por inúmeras resoluções e relatórios oficiais que enfatizam o potencial do esporte para o alcance de metas estratégicas das Nações Unidas. No seminário, serão apresentados exemplos concretos de como conduzir tais projetos. Será demonstrada a importância do preparo adequado dos educadores civis que poderão se beneficiar dos conteúdos utilizados pelo CCOPAB para ambientação de civis em área de conflito. Serão demonstrados resultados objetivos e boas práticas para aqueles que conduzirão este processo em regiões traumatizadas por conflitos ou catástrofes naturais.

Durante o evento, será inaugurado, às 15h de segunda-feira (18/7), o Espaço Cultural Sergio Vieira de Mello em área anexa ao CCOPAB (Deodoro) com a exposição Esporte para o Desenvolvimento e Paz, que contará com a presença de representantes das Nações Unidas e permanecerá aberta ao público durante todo o período dos Jogos da Paz.

O esporte e a ONU

O esporte tem historicamente desempenhado um papel importante em todas as sociedades, seja na forma de esporte competitivo, atividade física ou lazer. Mas podemos nos perguntar: o que esporte tem a ver com as Nações Unidas? Na verdade, o esporte apresenta uma parceria natural para o Sistema das Nações Unidas: esporte e lazer são direitos humanos que devem ser respeitados e aplicados em todo o mundo; o esporte tem sido cada vez mais reconhecido e utilizado como uma ferramenta de baixo custo e alto impacto na área humanitária, nos esforços de desenvolvimento e na construção da paz, não apenas pelo Sistema das Nações Unidas, mas também por organizações não-governamentais (ONGs), governos, agências de desenvolvimento, federações esportivas, as forças armadas e a mídia.

O esporte como um direito fundamental

O direito de acesso e participação no esporte e tem sido reconhecido em uma série de convenções internacionais. Em 1978, a UNESCO descreveu o esporte e a educação física como um “direito fundamental para todos”. Mas até hoje, o direito de brincar e ao esporte tem sido frequentemente ignorado ou desrespeitado.

Saiba mais sobre a ONU e o Esporte para o Desenvolvimento e a Paz, clicando aqui.

Seminário Esporte, Desenvolvimento e Paz

Data: 17 e 18 de julho de 2011
Horário: das 9h às 17h20
Locais: Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Praça General Tibúrcio, 125 – Praia Vermelha – Rio de Janeiro/RJ)
CCOPAB (Avenida Duque de Caxias, 700, Vila Militar – RJ)

Informações: www.eceme.ensino.eb.br/seminario | www.onu.org.br/unase

Cobertura das atividades nas redes sociais da Campanha “UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres”: hashtag #UNASEJogosMundiaisMilitares
facebook.com/SAYNO.UNiTE | twitter.com/SAYNO_UNiTE

Contatos com a imprensa:

Assessoria de Comunicação – ONU

Isabel Clavelin – 61 3038.9287 / 8175.6315
[email protected]

Valéria Schilling – 21 2253-2211/ 8202-0171
[email protected]

Assessoria de Comunicação – CCOPAB

CCOPAB – CT Josiane Brito – 21 2457 0515 r. 215
[email protected]