Arquivo da tag: Bill Clinton

Clinton quer diáspora haitiana na reconstrução

Enviado especial da ONU ao país e ex-presidente dos EUA afirma que concessão de dupla cidadania a haitianos, vivendo fora do país, pode aumentar ‘investimentos tremendamente’.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O enviado especial da ONU ao Haiti, Bill Clinton, afirmou que os haitianos que vivem fora do país podem ajudar com a reconstrução da ilha caribenha após o terremoto do ano passado.

Clinton discursou, nesta quarta-feira, no Conselho de Segurança num debate de alto nível sobre a situação do país.

Reforma Constitucional

Segundo ele, a concessão de dupla cidadania para haitianos na chamada diáspora pode aumentar, de forma tremenda, o nível de investimentos e desenvolvimento no Haiti. Ele lembrou, no entanto, que apesar do apoio do presidente haitiano à ideia, a medida teria que passar por uma longa reforma constitucional.

Bill Clinton foi o segundo a discursar na sessão do Conselho após o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e voltou a elogiar o trabalho da Missão de Paz.

O enviado especial das Nações Unidas afirmou que a Minustah tem feito um grande trabalho sob a liderança do Brasil com o apoio dos argentinos e de outros países. Ele disse que concorda com a Missão da ONU ao dizer que não pode haver paz, a longo prazo, sem desenvolvimento.

Terremoto

O enviado especial lembrou das consequências do terremoto do Haiti, que matou pelo menos 230 mil pessoas em janeiro do ano passado.

Bill Clinton disse que o terremoto foi um grande golpe para o dia-a-dia dos haitianos e para o desenvolvimento do país. Mas ele lembrou que mesmo apesar da tragédia, o Haiti obteve novas oportunidades com o trabalho da Comissão de Reconstrução da ilha caribenha.

Ao falar da atuação das organizações não-governamentais no país, o ex-presidente americano disse que elas devem trabalhar juntamente com o governo.

O enviado especial da ONU disse que o trabalho das ONGs no Haiti tem sido excelente e uma “bênção de várias formas, mas também segundo ele, uma espécie de ‘maldição’, às vezes. Clinton afirmou que as ONGs no Haiti deveriam copiar o modelo da Indonésia após o tsunami de ajudar o país mas prestando conta ao governo local.

O debate contou ainda com a presença do vice-ministro das Relações Exteriores para América Latina do governo brasileiro, Antônio Simões. Ele defendeu que a ajuda ao Haiti deve ser enviada diretamente ao governo do país para os projetos de reconstrução.

Ouça aqui a matéria da Radio ONU.