Arquivo da tag: cinema

Cineastas famosos de vários continentes apresentam filmes no III Fórum da Aliança de Civilizações da ONU

Amanhã, quinta-feira, dia 27 de maio de 2010, às 16h00, renomados artistas e cineastas como Fanny Ardant, da França, Tatá Amaral e Júlia Bacha do Brasil, Masbedo, da Itália, e Idrissa Ouedraogo, de Burkina Fasso receberão a imprensa em coletiva na sala de imprensa do Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro. Na ocasião, será apresentado o projeto “Then and now”, um projeto colaborativo que envolve artistas e cineastas famosos de cinco continentes, para criar roteiros de filmes que ilustram os laços entre culturas e credos.

Na ocasião também será apresentado o documentário da cineasta brasileira Julia Bacha, vencedor do Prêmio do Público no Festival Internacional de São Francisco, do Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Tribeca e no Documenta Madrid, e segundo lugar do Prêmio do Público no Festival Internacional de Berlim.

Esse projeto foi concebido e produzido pela ART for the World, uma ONG ligada ao Departamento de Informação Pública da ONU. Os filmes serão mostrados também na mostra que faz parte do III Fórum da Aliança de Civilizações das Nações Unidas que acontece no Rio entre os dias 27 e 29 de maio com o tema “Unindo as Culturas, Construindo a Paz”.

Veja também

Projeção Vídeo “Then and Now” – Cinemateca do MAM – 27 de maio, 16h30
Art of the World e SESC São Paulo apresentam “Then and Now, Beyond Borders and Differences/ Alem das fronteiras e diferenças”, com a pré-estreia de curtas que integram o longa-metragem
Carnaval dos Deuses de Tatá Amaral, Brasil
Chimeres absenes de Fanny Ardant, Franca
Distante un padre de Masbedo, Italia,
GAO de Robert Wilson, EUA

Apos a exibição (aprox. 30 min), haverá uma debate com a participação dos cineastas: Tatá Amaral, Fanny Ardant, Masbedo/Nicolo Massazza & Iacopo Bedogni, Idrissa Ouedraogo. Esta parte estará aberta aos participantes do Fórum.

Projeção do Filme Budrus e discussão – Cinemateca do MAM- 27 de maio,14h30- 16h00

Vencedor de vários prêmios internacionais, a Brasileira Julia Bacha apresentará o documentário BUDRUS.

Vilarejo na fronteira entre a Cisjordânia e Israel, Budrus ocupou as manchetes em 2003, quando foi palco de um inusitado protesto não-violento. O motivo foi o anúncio da construção de um muro pelo Governo israelense que destruiria oliveiras históricas e economicamente importantes. A frente do movimento estava Ayed Morrar, cuja liderança comunitária e pacifista uniu em torno da causa facções palestinas rivais, como a Fatah e o Hamas, e judeus progressistas. Também importante para a mobilização foi Iltezam, a filha de Morrar, que conseguiu uma adesão maciça de mulheres. Ouvindo todos os lados envolvidos, a diretora brasileira de origem libanesa, Julia Bacha, monta um amplo painel de uma situação explosiva no Oriente Médio que encontrou solução por via pacífica.

Para assistir ao trailer e ler mais sobre o filme, visite www.budrusthemovie.com

Contato para a coletiva:
Stephanie Durand
| (21) 8027-8323
| [email protected]