Arquivo da tag: Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

Camada de Ozônio: Protocolo de Montreal é exemplo de como cooperação global pode salvar vidas

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, marcado anualmente em 16 de setembro.

Imagem: PNUMA
Imagem: PNUMA

Há pouco mais de um quarto de século, o mundo se uniu para reverter o rápido esgotamento da camada de ozônio, que protege a terra da radiação nociva que vem do espaço. Hoje, a camada de ozônio encontra-se em um bom caminho para que possa ser recuperada nas próximas décadas.

O Protocolo de Montreal sobre Substâncias que destroem a Camada de Ozônio está largamente reconhecido como um dos tratados ambientais mais bem sucedidos da história. Estabelece um controle juridicamente vinculado à produção e ao consumo nacionais de substâncias que esgotam o ozônio, e tem ratificação universal de 197 Estados Partes.

Descobertas científicas recentes revelaram a importância do Protocolo de Montreal. Sem o Protocolo e os acordos associados, os níveis atmosféricos de substâncias nocivas à camada de ozônio poderiam ter aumentado em até dez vezes até 2050. A ação coordenada tem prevenido milhões de casos de câncer de pele.

O protocolo tem também contribuído de forma significativa para o combate às alterações climáticas, uma vez que muitas das substâncias que destroem a camada de ozônio são poderosos gazes de efeito estufa. A alterações climáticas estão afetando as comunidades, a economia e os ecossistemas em todo o mundo. É essencial que atuemos para atenuar a ameaça com a mesma união e determinação que temos para enfrentar os perigos da destruição do ozônio.

Vamos nos inspirar nos esforços que fizemos para preservar a camada de ozônio. O Protocolo de Montreal tem mostrado que uma ação decisiva da comunidade internacional, incluindo o setor privado, pode alcançar resultados significativos para o bem comum. Vamos aprender com este exemplo e aplicar esta lição para a urgente tarefa de enfrentar as alterações climáticas.

_________________
Saiba mais clicando aqui e aqui.

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio – 16 de setembro de 2011

Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon

“Eliminação dos HCFCs: uma oportunidade única”

Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio – 16 de setembro de 2011A comunidade internacional adotou o Protocolo de Montreal sobre substâncias que destroem a camada de ozônio para proteger a Terra da radiação ultravioleta nociva. Em mais de 24 anos de implementação bem sucedida, o Protocolo tem sido cada vez mais fortalecido para cobrir a eliminação gradual de quase 100 substâncias que destroem o ozônio. Os últimos ajustes foram adotados em 2007 para acelerar a eliminação de hidroclorofluorcarbonetos ou HCFCs.

Os HCFCs são substâncias destruidoras do ozônio e poderosos gases de efeito estufa: o HCFC mais usado é quase duas mil vezes mais potente que o dióxido de carbono na contribuição para o aquecimento global. Ao concordar em acelerar a eliminação dos HCFCs, as Partes do Protocolo de Montreal aumentaram suas já substanciais contribuições para proteger o sistema climático global.

O nível dos benefícios climáticos que podem ser alcançados depende de quais produtos químicos e tecnologias serão usados para substituir os HCFCs. A eliminação, portanto, oferece aos países e indústrias uma oportunidade única para adquirir tecnologias de ponta que não apenas eliminam compostos de destruição do ozônio, mas o fazem de um modo que diminuem os custos energéticos e maximizam os benefícios do clima. Para facilitar esta transição nos países em desenvolvimento, o Mecanismo Financeiro do Protocolo de Montreal está oferecendo um fundo cada vez maior.

As Partes do Protocolo de Montreal estão agora considerando alterações posteriores, incluindo propostas para levar os hidrofluorcarbonos, ou HCFs, sob o Protocolo de modo a complementar os esforços existentes no âmbito da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e de seu Protocolo de Kyoto. Os HCFs não destroem a camada de ozônio, mas são gases de efeito estufa altamente poderosos, e seu consumo tem aumentado rapidamente à medida que eles são usados para substituir os HCFCs.

Peço às Partes e indústrias que aproveitem a oportunidade oferecida pela eliminação do HCFC para avançar nos HFCs onde for possível. Apenas através da limitação das mudanças climáticas globais poderemos esperar alcançar um desenvolvimento sustentável para todos.

(Leia o original da mensagem clicando aqui)