Arquivo da tag: florestas

ONU: 1,6 bilhão de pessoas dependem das florestas

Mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para o Dia Internacional das Florestas e da Árvore, marcado todo ano no dia 21 de março.

Foto: Paulo Santos, via EBC/Agência Brasil
Foto: Paulo Santos, via EBC/Agência Brasil

“As florestas são os pulmões de nosso planeta. Cobrem um terço da área terrestre e são o lar de 80% da biodiversidade do mundo. São cruciais para enfrentar inúmeros imperativos do desenvolvimento sustentável, desde a erradicação da pobreza à segurança alimentar, desde a mitigação e adaptação às mudanças climáticas à redução do risco de desastres.

É estimado que 1,6 bilhão de pessoas dependem das florestas para obter alimentos, combustíveis, abrigo e rendimentos. A Organização Mundial de Saúde estima que entre 65 e 80% das pessoas dependem de remédios provenientes das florestas como fonte primária de cuidados de saúde.

As florestas não só oferecem redes essenciais de segurança econômica para um número significativo de pessoas pobres, servindo de suporte em todos os níveis. Produção de toras de madeira, transformação da mesma, indústrias de pasta e papel comportam quase 1% do Produto Interno Bruto global.

Benefícios não monetários das florestas, como água, energia, abrigo e medicamentos, correspondem estimadamente a valores duas ou três vezes maiores. Microbacias florestais fornecem três quartos de água doce, essencial para a agricultura, indústria, fornecimento de energia e uso doméstico.

O Dia Internacional das Florestas e da Árvore é dedicado à conscientização sobre a importância de todos os tipos de florestas e árvores para o nosso bem-estar econômico, social, ambiental e cultural. Mas a conscientização deve ser apoiada em ações concretas.

Enquanto deliberamos sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015, vamos reconhecer o papel vital das florestas e nos comprometer a trabalhar juntos para proteger e gerir de forma sustentável estes ecossistemas vitais.”

_______________________
Saiba mais em www.un.org/en/events/forestsday e www.un.org/esa/forests/international-day-of-forests

UNIC Rio e IFEC realizam evento sobre preservação das florestas e desenvolvimento sustentável

Em meio ao Ano Internacional das Florestas e às vésperas da Conferência Rio+20, o Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio) e o Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência (IFEC) organizaram na última quinta-feira (29/09) evento que destacou a importância da preservação das florestas e do desenvolvimento sustentável.

Stelling, Fiori e Summa

Abrindo o encontro, a Assessora de Comunicação do UNIC Rio, Valéria Schilling, comentou a importância de ser realizado um evento como este no momento em que estão sendo feitos os preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012.

Campanha pelas florestas do IFECDurante o evento, o chanceler Raymundo Stelling anunciou o lançamento da campanha do IFEC “Preservando as Florestas”, cujos cartazes que foram distribuídos para os participantes.

A professora Cristiane da Silveira Fiori foi a palestrante do evento e falou sobre os atuais desafios para a legislação ambiental brasileira e as expectativas para a Conferência do ano que vem. A capacidade do homem de modificar a natureza tem sido alvo de preocupações, afirmou Fiori, ressaltando que a gestão de recursos naturais de forma sustentável é o grande paradigma do nosso século.

[audio:http://www.onu.org.br/img/audio-Fiori.mp3]

Cristiane falou sobre a importância da preservação das florestas para proteger os rios, bem como para evitar períodos de escassez de água e agravar as mudanças climáticas. Ela comentou o atual impasse em torno do Código Florestal brasileiro e afirmou que, embora o Brasil tenha uma legislação ambiental de referência mundial, “o país não tem mecanismos de punição para os que não cumprem a legislação”.

Rio+20

A professora afirmou que a Conferência Rio+20 deverá buscar – através de órgão governamentais e não governamentais, além da ONU – construir um código para preservar a biodiversidade.

O Diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa, encerrou o evento destacando que, atualmente, há mais conscientização ambiental e que esta passou a ser também uma questão política. Ele observou que é preciso apostar em um cenário positivo para a Conferência, que leve a resultados concretos.

Summa reiterou a fala de Cristiane, dizendo que um dos grandes desafios do nosso tempo é substituir a ideia de desenvolvimento “a todo custo” por um desenvolvimento sustentável.

Outras fotos do evento, clique aqui.