Arquivo da tag: OPAQ

Dia em Memória de Todas as Vítimas de Armas Químicas – 29 de abril de 2012

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

UN Photo/Shankar Kunhambu

O Dia em Memória de todas as Vítimas de Armas Químicas é uma ocasião para chorar por aqueles que sofreram com essas armas desumanas e renovar nossa determinação em erradicá-las da face da Terra.

Ao recordar ao mundo o martírio provocado pelas armas químicas, apresentamos o argumento mais persuasivo para declará-las permanentemente ilegais e para estabelecer e verificar, através da Convenção de Armas Químicas (CAQ), uma proibição ampla e juridicamente vinculada.

Este ano é marcado pelo 15º aniversário da entrada em vigor da CAQ. Hoje, 188 Estados que representam 98% da população mundial fazem parte da Convenção que eles mantêm como um forte instrumento. Peço aos oito Estados que permanecem fora da Convenção que a ratifiquem o mais breve possível. Não existe desculpa para atrasos para livrar o nosso planeta destes instrumentos de sofrimento e de morte.

Através de fortes disposições, a Convenção proporciona um regime internacional eficaz para verificar a destruição da existência de armas químicas e impedir que reapareçam. Isto reduzirá a ameaça de terrorismo com armas químicas e reforçará o trabalho levado a cabo pelas Nações Unidas para prevenir o uso de armas de destruição em massa por terroristas.

A extensão do prazo para que os Estados completem a destruição das armas químicas é dia 29 de abril. Cerca de três quartos da existência declarada de armas químicas já foram destruídos. Aplaudo os esforços feitos pela Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) que buscam assegurar que todas as armas químicas sejam destruídas o quanto antes.

A Organização realiza previamente uma supervisão constante da indústria química tendo em vista evitar o reaparecimento destas armas. Até hoje, fez 2.200 inspeções em 82 países.

Parabenizo as conquistas alcançadas pela Convenção, mas não permitiremos que a memória das vítimas desapareça. Este dia é o momento para recordá-las da forma mais significativa possível, com a promessa de assegurar que as gerações futuras nunca sejam vítimas deste flagelo que estes seres humanos sofreram.

_________________________
Saiba mais sobre o dia em www.un.org/en/events/chemwarfareday