Países da América Latina afirmam em reunião da ONU: planejamento é fundamental para agenda pós-2015

Ministros e Chefes de Planejamento da América Latina e do Caribe destacaram neste sábado (23), em Brasília, o renascimento do planejamento do desenvolvimento e sua importância como um instrumento para o impulso de uma nova cultura da integração regional e da agenda do desenvolvimento pós-2015.

No encerramento da XIV Reunião do Conselho Regional de Planejamento do Instituto Latino-americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (ILPES), da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), os participantes enfatizaram a relevância da coordenação, a avaliação e a prospectiva para impulsionar a mudança estrutural com igualdade.

Além disso, chamou-se a atenção para a promoção da integração por meio do fortalecimento da perspectiva regional no planejamento do desenvolvimento e o investimento na infraestrutura física e produtiva.

O Conselho Regional de Planejamento ocorreu em sequência à XIII Conferência de Ministros e Chefes de Planejamento da América Latina e do Caribe, realizada também em Brasília, entre os dias 21 e 22 de novembro, organizada pelo Governo do Brasil e pela CEPAL.

Nas resoluções do encontro, os ministros e chefes de planejamento solicitaram ao ILPES fomentar a pesquisa aplicada, a cooperação técnica e a capacitação em temas relacionados com a dimensão regional do desenvolvimento, o investimento público e privado, a infraestrutura e o papel do Estado.

Igualmente, consideraram a estratégia a médio prazo para a cooperação do ILPES com os países, que possui três componentes básicos. O primeiro é a criação de um centro de conhecimento sobre planejamento para o desenvolvimento, o segundo a incorporação da perspectiva regional no planejamento do desenvolvimento e a gestão pública para o fortalecimento da cooperação e da integração regional. O terceiro componente é o desenvolvimento de capacidades humanas e institucionais para o fortalecimento dos Estados no âmbito da gestão pública e do planejamento.

O Conselho Regional de Planejamento reiterou que o sistema regular de contribuições governamentais é crucial para a continuidade institucional do ILPES e recomendou a criação de um grupo de trabalho para analisar o sistema de financiamento do Instituto e propor medidas que levem à sua modernização. As propostas serão submetidas à consideração dos países membros, na próxima reunião da Mesa Diretora do Conselho que será realizada na Cidade da Guatemala, no primeiro semestre de 2014.

Os participantes acordaram finalmente, que a XIV Conferência de Ministros e Chefes de Planejamento da América Latina e do Caribe e a XV Reunião do Conselho Regional de Planejamento serão realizadas em Quito, nos dias 23 e 24 de novembro de 2015.