Parceria Global pretende tornar turismo mundial econômico, social e ambientalmente sustentável

Parceria Global pretende tornar turismo mundial econômico, social e ambientalmente sustentávelUma iniciativa global para tornar o turismo mundial econômico, social e ambientalmente sustentável foi apresentada nesta quarta-feira (12), durante reunião da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável, em Nova York. A Parceria Global para o Turismo Sustentável será liderada inicialmente pelo governo francês e sediada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Segundo o Subsecretário-Geral da ONU e Diretor-Executivo do PNUMA, Achim Steiner, a ideia é transformar a maneira como o turismo é operado mundialmente, buscando e reproduzindo políticas e projetos sustentáveis e bem-sucedidos. Este é o papel da parceria: identificar e disseminar iniciativas de sucesso de qualquer lugar do mundo, a fim de torná-las aplicáveis em outros cantos do globo.

A expectativa é de que os esforços da Parceria atinjam níveis realmente globais, já que entre seus membros estão governos, associações de indústrias, organizações ambientais e sociais, além de agências das Nações Unidas. A missão será baseada no trabalho da Força-Tarefa Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável, iniciativa de três anos da ONU, liderada pela França, cujos membros são os fundadores dessa nova parceria.

A nova entidade vai focar em políticas, projetos, ferramentas e redes para todos que trabalham com turismo, em todos os níveis, no que diz respeito a: quadros políticos; mudança climática; meio ambiente e biodiversidade; diminuição da pobreza; heranças natural e cultural; práticas sustentáveis do setor privado; e finanças e investimentos.

O setor de turismo é um grande gerador de empregos e uma das maiores indústrias do planeta. Conta com mais de 10% de todo o investimento que é feito atualmente no mundo, número que em alguns países em desenvolvimento chega aos 50%. E, em função de seu forte efeito multiplicador, pode desempenhar um papel de enorme importância na mudança para uma economia verde.

Exemplos de projetos para o turismo sustentável disponíveis clicando aqui.