Perspectivas do Sistema ONU sobre a Economia Verde são reveladas em relatório de abordagem social

Tendo as múltiplas crises dos últimos quatro anos como pano de fundo, as Nações Unidas lançaram nesta quarta-feira (14/12) o relatório “Trabalhando por uma Economia Verde equilibrada e inclusiva“, que oferece às agências do Sistema ONU e seus Estados-Membros uma orientação para coordenar a transição para uma economia verde nos níveis internacional e nacional.

No primeiro relatório interagencial sobre economia verde, o Grupo de Gestão Ambiental (EMG, na sigla em inglês), representando o trabalho das agências das Nações Unidas, e as instituições de Bretton Woods e outros organismos intergovernamentais, muitos os quais apresentam um mandato de desenvolvimento humano e social, descreve etapas e políticas para buscar uma transformação econômica verde que gere novas fontes de crescimento econômico equitativo e sustentável que ajude a recuperar a economia global.

Tal ação vai exigir investimento, não só em tecnologias limpas e capital natural, mas também em capital humano e social, incluindo educação, saúde, desenvolvimento cultural e proteção social.

De acordo com o estudo, uma economia verde deve ser uma “economia centrada nas pessoas”, uma vez que requer trabalhos decentes e qualidade de vida para bilhões de pessoas, incluindo aquelas que vivem na pobreza e/ou que estão desempregadas.

O relatório estimula as agências e os governos a aproveitarem a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) para tornar reais os seus compromissos, conforme declaração do Secretário Geral da ONU Ban Ki-moon:

“Entidades das Nações Unidas estão conscientes dos desafios de recursos que os países enfrentam para atender às necessidades de uma crescente população mundial urbana. O custo humano e econômico de desastres naturais e a volatilidade dos preços das commodities refletem tendências preocupantes na mudança climática global, crescente escassez de recursos naturais e perdas de ecossistemas.”

Clique aqui para mais informações.