Prêmio-E reconhece iniciativas sustentáveis que se destacaram desde a Rio-92

Parceria entre o Instituto-E, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Prefeitura do Rio de Janeiro para reconhecer as iniciativas mais representativas para o desenvolvimento socioambiental nos últimos 20 anos, o Prêmio-E terá sua primeira edição durante a Rio+20. O Prêmio-E é parte da programação oficial do evento e a cerimônia de entrega dos troféus será realizada no dia 16 de junho, às 18h, no Forte de Copacabana.
O Prêmio-E contemplará iniciativas em seis categorias orientadas pelos focos de atuação do Instituto-E: Terra, Meio Ambiente, Energia, Educação, Empoderamento e Economia. Estão previstas ainda duas premiações, chamadas E-Brigaders: uma em âmbito nacional e outra, internacional. A categoria “Empoderamento” será aberta a voto popular pelo site do Instituto-E (www.institutoe.org.br).
“Este prêmio vem ao encontro de uma máxima na qual sempre acreditei: a de que compartilhar informações e experiências é o primeiro passo para contribuir para o desenvolvimento humano sustentável”, define Oskar Metsavaht, criador do prêmio e Embaixador da Boa Vontade da UNESCO.
Serão contemplados pelo Prêmio-E as seguintes personalidades e/ou projetos: Sylvia Earle (oceanógrafa) – Meio Ambiente; Corrado Clini (Ministro do Meio Ambiente da Itália) – Energia; Russell Mittermeier (presidente da Conservation Internacional) – Terra; Instituto Terra (Sebastião Salgado e Lélia Wanick Salgado) – Educação; Reciclanip (Eugênio Deliberato) – Economia; Benki Piyãko – e-brigader nacional; Maurice Strong – e-brigader internacional. Na categoria do “Empoderamento” concorrem: Tião Santos (Associação de Catadores de Material Reciclável de Jardim Gramacho); Carta da Terra (Mirian Vilela) e Vitae Civilis (Marcelo Cardoso). Para mais informações, clique aqui.