Presidente da Assembleia Geral pede expansão dos serviços de microfinanças no combate à pobreza

O Presidente da Assembleia Geral, Joseph Deiss, ressaltou a importância do microcrédito como forma de aliviar a pobreza, dando como exemplo as melhorias que o microcrédito trouxe à muitas mulheres pobres que tiveram acesso a serviços financeiros que anteriormente não tinham.

“O microcrédito é um instrumento fundamental para melhorar as condições de vida de populações mais pobres. O forte crescimento das microfinanças nos últimos anos pode ser considerado um sucesso”, disse Deiss na sessão da Assembleia Geral realizada como um debate de seguimento sobre o Ano Internacional da Microcrédito comemorado em 2005.

Ele, porém, lembrou o relatório do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre o papel de microcrédito e microfinanças na erradicação da pobreza, que revelou uma série de limitações. O relatório mostrou que a cobertura geográfica dos serviços de microfinanças ainda é irregular e que áreas rurais ainda são muitas vezes excluídas, o que significa que as populações mais pobres têm dificuldade em acessar os serviços.

Segundo o relatório, as microfinanças ajudam a melhorar a vida dos menos favorecidos, embora não possam tirá-los permanentemente da pobreza. O serviço, no entanto, tem potencial educativo significativo em termos de introdução de populações pobres aos mecanismos de mercado, das quais muitas vezes têm pouco conhecimento.