Sudão impede decolagem de helicóptero levando feridos da ONU

Quatro capacetes azuis que integravam a nova Força de Segurança Provisória das Nações Unidas para Abyei (UNISFA) foram mortos e outros sete ficaram feridos após sua patrulha ter atingido uma mina terrestre nesta quinta-feira (04/08). Um membro da força de paz morreu no local, e três outros gravemente feridos tiveram que aguardar por três horas para serem retirados da região, devido às ameaças impostas por autoridades sudanesas que impediram a decolagem do helicóptero.

De acordo com o Subsecretário-Geral para Operações de Paz, Alan LeRoy, a equipe de resgate recebeu ameaças de tiros caso o helicóptero decolasse sem autorização. Ele ressaltou, no entanto, que sob o acordo celebrado entre a ONU e o governo do país onde há uma missão de paz, os voos de evacuação não precisam de autorização prévia.

LeRoy afirmou que é difícil dizer se as vidas dos três capacetes azuis poderiam ter sido salvas se o helicóptero tivesse autorização para decolar imediatamente.Um inquérito está investigando o incidente e o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, discutiu a questão com autoridades do Sudão.