UNIC Rio e IFEC realizam evento sobre preservação das florestas e desenvolvimento sustentável

Em meio ao Ano Internacional das Florestas e às vésperas da Conferência Rio+20, o Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio) e o Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência (IFEC) organizaram na última quinta-feira (29/09) evento que destacou a importância da preservação das florestas e do desenvolvimento sustentável.

Stelling, Fiori e Summa

Abrindo o encontro, a Assessora de Comunicação do UNIC Rio, Valéria Schilling, comentou a importância de ser realizado um evento como este no momento em que estão sendo feitos os preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012.

Campanha pelas florestas do IFECDurante o evento, o chanceler Raymundo Stelling anunciou o lançamento da campanha do IFEC “Preservando as Florestas”, cujos cartazes que foram distribuídos para os participantes.

A professora Cristiane da Silveira Fiori foi a palestrante do evento e falou sobre os atuais desafios para a legislação ambiental brasileira e as expectativas para a Conferência do ano que vem. A capacidade do homem de modificar a natureza tem sido alvo de preocupações, afirmou Fiori, ressaltando que a gestão de recursos naturais de forma sustentável é o grande paradigma do nosso século.

[audio:http://e25.d32.myftpupload.com/img/audio-Fiori.mp3]

Cristiane falou sobre a importância da preservação das florestas para proteger os rios, bem como para evitar períodos de escassez de água e agravar as mudanças climáticas. Ela comentou o atual impasse em torno do Código Florestal brasileiro e afirmou que, embora o Brasil tenha uma legislação ambiental de referência mundial, “o país não tem mecanismos de punição para os que não cumprem a legislação”.

Rio+20

A professora afirmou que a Conferência Rio+20 deverá buscar – através de órgão governamentais e não governamentais, além da ONU – construir um código para preservar a biodiversidade.

[nggallery id=13]

O Diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa, encerrou o evento destacando que, atualmente, há mais conscientização ambiental e que esta passou a ser também uma questão política. Ele observou que é preciso apostar em um cenário positivo para a Conferência, que leve a resultados concretos.

Summa reiterou a fala de Cristiane, dizendo que um dos grandes desafios do nosso tempo é substituir a ideia de desenvolvimento “a todo custo” por um desenvolvimento sustentável.