Ban preocupado com recusa israelense de estender moratória na construção de assentamentos

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse hoje (27) estar preocupado com a decisão israelense de não estender a moratória na construção de assentamentos judeus no território palestino ocupado. Ele demonstrou preocupação com as ações provocativas que estão acontecendo na região.

Ban lembrou a declaração feita na semana passada pelo Quarteto para o Oriente Médio, grupo formado pelas Nações Unidas, a União Europeia, a Rússia e os Estados Unidos, que, segundo ele, refletiu o apelo da comunidade internacional de estender a política de contenção dos assentamentos.

O Secretário-Geral reiterou que a atividade de assentamento no território ocupado da Palestina, incluindo Jerusalém Oriental, é ilegal de acordo com o direito internacional. Ele também pediu a Israel para cumprir com o seu compromisso de interromper a atividade de construção na região.

Na última terça-feira (21), o Quarteto encorajou Israel a continuar com sua moratória no território ocupado da Palestina, a fim de retomar as negociações entre os envolvidos, e pediu aos países árabes que apoiassem as conversas. Em resolução, o Quarteto observou que a moratória israelense na construção de assentamentos, instituída em novembro de 2009, teve um impacto positivo na situação e apelou para a sua continuação. O grupo também reafirmou que ações unilaterais, incluindo atividades como a instalação de residências, não podem prejudicar o resultado das negociações e não serão reconhecidas pela comunidade internacional.

“Observando que a confiança mútua é essencial para o sucesso das negociações, o Quarteto reitera o seu apelo a Israel e aos palestinos para promover um ambiente favorável a seu progresso”, afirmou o comunicado.