“Não se enganem: este é um desastre global, um desafio global”

Secretário-Geral da ONU visitou, no último 15 de agosto, campo de paquistaneses deslocados pelas enchentes. Foto: ONU.Orador após orador tomou a palavra em uma reunião especial da Assembleia Geral das Nações Unidas apelando para a solidariedade global para ajudar o Paquistão, afetado pelas piores enchentes de que se tem memória na história.

“Não se enganem: este é um desastre global, um desafio global. Este é um dos maiores testes de solidariedade global de nossos tempos”, disse Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, aos 192 Estados-Membros do organismo, que aprovou uma resolução que apela para a assistência internacional em apoio aos esforços do Governo para enfrentar a crise humanitária paquistanesa.

Ban, que visitou o Paquistão afetado pelas inundações no domingo (14), afirmou que o país está enfrentando uma “tsunami em câmera lenta, com necessidades que deverão crescer, com cerca de 15 e 20 milhões de pessoas atualmente precisando de abrigo, alimentação e cuidados de emergência.”

“Isso é mais do que toda a população atingida pela tsunami do Oceano Índico, o terremoto de Caxemira, o ciclone Nargis e o terremoto no Haiti, combinados”, disse, acrescentando que pelo menos 160 mil quilômetros quadrados de terra estão debaixo de água – uma área maior que mais da metade dos países do mundo.

Ressaltando que as necessidades são grandes, e o desastre está longe de terminar, Ban Ki-moon pediu aos países que respondam com urgência ao plano de emergências e ajuda das agências humanitárias para entregar alimentos, água, abrigo e cuidados de saúde a milhões de pessoas no Paquistão.

(Você pode contribuir acessando esta página, clique aqui)