84 milhões de dólares são distribuidos para missões humanitárias

Crianças coletando água na Colômbia.A Subsecretária-Geral de Assuntos Humanitários da ONU, Valerie Amos, distribiu uma verba de cerca de 84 milhões de dólares para ajudar as pessoas atingidas pela fome, desnutrição, doenças, deslocamentos e conflitos em 15 situações emergenciais negligenciadas de todo o mundo. Os agentes humanitários da Somália receberam a maior alocação única, de cerca de 15 milhões de dólares, seguida por cerca de 11 milhões para os trabalhos na Etiópia. Agências que trabalham no Chade receberão oito milhões, enquanto parceiros da ajuda humanitária no Quênia devem receber seis milhões de dólares para iniciar programas em 2011.

Programas na República Africana Central (RAC), República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Sri Lanka e Zimbábue tiveram alocados cada um cerca de cinco milhões de dólares, enquanto os programas para ajudar as pessoas no Burundi, em Madagascar e no território ocupado da Palestina receberão quatro milhões cada. As agências humanitárias na Colômbia, Djibuti, Irã e Mianmar receberão três milhões de dólares para reforçar seus programas de emergência, como parte desta primeira rodada de alocações para 2011 do Fundo Central das Nações Unidas de Resposta à Emergência (CERF).

Lançado em março de 2006, o CERF é gerenciado pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), liderado por Amos, e visa acelerar as operações de socorro em situações de emergência humanitária e disponibilizar fundos rapidamente após um desastre, quando as pessoas se encontram sob maiores riscos. É financiado por contribuições voluntárias dos Estados-Membros, organizações não-governamentais (ONGs), governos locais e doadores individuais.