Costa do Marfim: responsáveis por ataques serão condenados

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, fez um alerta nesta quinta-feira (13/01) afirmando que as forças aliadas ao atual Presidente da Costa do Marfim, Laurent Ggabo, serão responsabilizadas pelos ataques aos membros das forças de paz das Nações Unidas no país. Ban disse que tanto os ataques aos membros da Missão das Nações Unidas na Costa do Marfim (UNOCI) como a destruição dos recursos de ajuda aos civis constituem crimes ao direito internacional.

A condição de vida de grande parte da população está ameaçada pelo agravamento da crise política instaurada no país com a recusa do atual Presidente, Ggabo, em aceitar a vitória de Alassane Ouattara nas eleições presidenciais em novembro. Ouattara e sua equipe estão instalados no Golf Hotel, sob a proteção da UNOCI.

A Subsecretária-Geral de Assuntos Humanitários, Valerie Amos, demonstrou preocupação com a incitação à violência e com as consequências de uma crise política, afirmando que é preciso assegurar a implementação efetiva de atividades humanitárias para criar, e manter, um ambiente favorável. “É importante que todas as partes parem de dar respostas inflamatórias e incitar o ódio para que a situação não se agrave ainda mais.”

Organizações humanitárias estão fazendo o possível para garantir que a ajuda chegue aos necessitados, especialmente mulheres, crianças e idosos. Na Libéria e na região oeste da Costa do Marfim agências da ONU e organizações não-governamentais já começaram a distribuir alimentos e outros itens para ajudar a população.

1 pensou em “Costa do Marfim: responsáveis por ataques serão condenados

Os comentários estão fechados.