ACNUR e parceiros divulgam, em Porto Alegre, novos números sobre reassentamento de refugiados na América do Sul

ACNUROs números mais recentes sobre o reassentamento de refugiados no Brasil e na América do Sul serão divulgados nesta quarta-feira (25/08), às 8hs, em Porto Alegre (RS), durante entrevista coletiva promovida pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e pela ONG gaúcha Associação Antônio Vieira (ASAV), na Sala Topázio do Hotel Plaza Porto Alegre (Rua Senhor dos Passos, 154, Centro).

Participam da coletiva o representante do ACNUR no Brasil, Andres Ramirez; o Diretor de Reassentamento da Diretoria de Integração e Diversidade do Governo da Noruega, Ohene Aboagye; o coordenador-geral do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), Renato Zerbini; e a coordenadora do projeto de reassentamento implementado pela ASAV no Rio Grande do Sul, Karin Wapechowsky.

A entrevista marca o início do Encontro Regional sobre Reassentamento Solidário – Twinning Programme, que acontece em Porto Alegre entre os dias 25 e 26 de agosto de 2010. Organizado pelo ACNUR Brasil e pelo Governo da Noruega, o encontro tem o apoio da ASAV e do Governo do Canadá. O encontro reunirá representantes dos governos da Argentina, Brasil, Chile, Noruega, Paraguai e Uruguai, além de funcionários do ACNUR na Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Equador e Genebra – e organizações da sociedade civil dos países participantes.

O reassentamento de refugiados na América do Sul começou em 1999, quando Brasil e Chile assinaram com o ACNUR acordos específicos para receber refugiados que, por causa de problemas de segurança ou integração local, precisavam ser reassentadas em outros países. Os primeiros projetos de reassentamento da região ocorreram no Brasil, em 2002 e 2003, com refugiados afegãos e colombianos (inclusive no Rio Grande do Sul). Atualmente, cinco países da América do Sul possuem programas de Reassentamento Solidário: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Serviço:
Entrevista coletiva: Novos números do reassentamento de refugiados no Brasil e na América do Sul
Local e data: Porto Alegre, 25 de agosto
Horário: 8hs
Endereço: Hotel Plaza Porto Alegre / Sala Topázio  (Rua Senhor dos Passos, 154, Centro).

Para outras informações sobre esta entrevista coletiva, entre contato com:

1 pensou em “ACNUR e parceiros divulgam, em Porto Alegre, novos números sobre reassentamento de refugiados na América do Sul

Os comentários estão fechados.