Acordo da OMS reforça preparação para enfrentar epidemias de gripe

A Organização Mundial de Saúde (OMS) finalizou neste sábado (16/04) um acordo para ajudar os países desenvolvidos e em desenvolvimento a fortalecerem a resposta às epidemias de gripe em todo o mundo. O acordo, coordenado pela OMS, incluiu representantes de indústrias, da sociedade civil e de organizações envolvidas na preparação para pandemias de gripe. Ele será submetido à aprovação durante a Assembleia Mundial da Saúde, em maio.

De acordo com a agência, é necessário conhecer exatamente as mutações do vírus para monitorar a propagação da doença, conhecendo seu potencial e criando vacinas, bem como outros benefícios tecnológicos. Os países em desenvolvimento, no entanto, têm muitas vezes acesso limitado às vacinas, devido ao alto custo das mesmas, à própria incapacidade de produção ou às limitações de oferta por causa da grande demanda mundial.

O novo quadro designado pelo acordo vai tratar destas questões ajudando a garantir maior acesso às vacinas a preços razoáveis, além de assegurar o compartilhamento de amostras do vírus no Sistema da OMS, para que as informações e análises necessárias para lidar com os riscos à saúde pública estejam disponíveis.

“Foi uma longa jornada até a chegada deste acordo, mas o resultado final é uma vitória significante para a saúde pública”, declarou a Diretora Geral da OMS, Margaret Chan. Ela reafirmou sua crença de que a saúde global do século 21 depende da ação conjunta entre governos, sociedade civil e indústrias para encontrar soluções.