Afeganistão: aumento alarmante de mortes de civis

A Missão de Assistência da ONU no Afeganistão (UNAMA) e a Comissão Independente dos Direitos Humanos do Afeganistão lançaram hoje (09/03) o “Relatório Anual 2010 sobre a Proteção de Civis em Conflitos Armados”, que revela um grande aumento na taxa de mortalidade de civis no ano passado e pede maiores esforços de todas as partes envolvidas para garantir sua proteção.

“Pedimos a todos os envolvidos nos conflitos armados – elementos antigoverno, o Governo do Afeganistão e as forças militares internacionais – que façam mais em 2011 para cumprir suas responsabilidades legais para proteger os civis”, declarou a Diretora de Direitos Humanos da UNAMA, Georgette Gagnon.

De acordo com o Relatório, 2.777 civis foram mortos em conflitos em 2010, um número que vem aumentado nos últimos quatro anos. Houve também um aumento no número de civis mortos por elementos antigoverno – mais de 105%. Apesar do aumento significativo na utilização dos meios aéreos pelas forças pró-governo em 2010, a proporção de mortes de civis atribuídas a ataques aéreos por elas caiu drasticamente em relação a 2009.

Entre as 25 recomendações feitas pela UNAMA e pela Comissão estão os pedidos para que as forças antigoverno se abstenham de atacar civis e para que o Governo estabeleça um órgão profissional com competências para responder aos grandes incidentes de mortes de civis. Além disso, elas instam às forças militares internacionais a realizar investigações imparciais e transparentes em todos os incidentes envolvendo mortes de civis, informando rapidamente seus resultados e tomando medidas contra aqueles que forem responsabilizados por violações aos direitos humanos.