Agência da ONU de telecomunicações estuda padrão de banda larga de baixo custo

União Internacional de Telecomunicações estuda utilizar malha de fios de cobre já existente. Foto: UIT

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) estuda um novo padrão de banda larga que promete velocidade de até 1 gigabite por segundo, utilizando a malha existente de fios telefônicos. O G.fast, nome dado para esse modelo, é projetado para oferecer downloads de alta velocidade a uma distância de até 250 metros e dispensa a instalação de fibra óptica entre o distribuidor e as residências, o que facilita e barateia a implementação da tecnologia .

Após reunião com os membros da equipe que estão desenvolvendo a tecnologia, a UIT lançou um comunicado na terça-feira (16) que diz que o G.fast deve ser aprovado já no início de 2014.

O novo padrão de banda larga será comercializado por prestadores de serviço que desejam fornecer fibra óptica para a casa das pessoas, permitindo alta velocidade para a transmissão de filmes Ultra-HDTV, upload de vídeos e fotos de alta resolução e videoconferências com alta qualidade.

A tecnologia deve atrair a atenção tanto dos prestadores de serviços quanto dos clientes. Uma de suas principais características é que ela pode ser instalada pelos próprios consumidores, o que reduz o custo das empresas com a assistência técnica e permite que qualquer pessoa faça a instalação na hora que quiser.

0 pensou em “Agência da ONU de telecomunicações estuda padrão de banda larga de baixo custo