Agência da ONU libera fundos para projetos de criação de empregos e produção de alimentos no Haiti

FIDA libera fundos para projetos de criação de empregos e produção de alimentos no HaitiO Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura da ONU (FIDA) anunciou na última sexta-feira (21) que investirá 2,5 milhões de dólares no auxilio à criação de empregos e projetos de produção de alimentos em áreas afetadas pelo terremoto no Haiti. Estima-se que 600 mil pessoas tenha migrado da capital Porto Príncipe para províncias rurais, o que levou a uma sobrecarga dos recursos e da infraestrutura das pessoas que vivem nessas áreas.

O programa, que terá duração de 18 meses, envolve o conserto de 13 sistemas de irrigação, a reconstrução de 12 quilômetros de estradas rurais e a ajuda na construção de 300 jardins comunitários e familiares. Ainda vai fornecer sementes e ferramentas para cerca de 9 mil famílias. Ele será posto em prática por grupos locais de mulheres e organizações comunitárias.

O projeto é apenas uma das iniciativas a curto prazo da FIDA no Haiti. Em abril, o Chefe Executivo da agência da ONU estabeleceu uma ajuda de 50 milhões de dólares em programas, e em fevereiro o Fundo assinou um acordo de pouco mais de 5 milhões para apoiar a produção de alimentos nas áreas mais pobres do país.

Saiba mais, em inglês, clicando aqui.