América é o segundo continente com maior índice de consumo de álcool, diz relatório da OMS

Foto: EBC
Foto: EBC

A nível global, o continente americano é o segundo com maior índice de consumo de álcool per capita (8,4 litros por ano), sendo que a Europa ocupa o primeiro lugar do ranking (10,9 litros por ano), alertou nesta segunda-feira (12) a Organização Mundial da Saúde (OMS) por meio de um relatório anual.

No documento, a OMS – que calcula que morreram mais de 3 milhões de pessoas em razão do consumo abusivo do álcool em 2012 – destaca que esses dois continentes também registram a maior proporção de adolescentes (entre 15 e 19 anos) que ingerem bebidas com álcool – 53% na América e 70% na Europa.

Os autores do documento apontam ainda o aumento do consumo de álcool por parte das mulheres. E é no continente americano que se registram a maior prevalência, no sexo feminino, de desordens causadas pelo álcool.

A OMS apelou por mais ações por parte dos governos na prevenção do consumo de bebidas alcoólicas. “É preciso de ser feito mais para proteger as populações das consequências negativas do consumo de álcool para a saúde”, afirmou o diretor-geral adjunto do Departamento de Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental da OMS, Oleg Chestnov.

Nas palavras de Chestnov, “não há espaço para a complacência”, uma vez que o consumo de álcool aumenta o risco de desenvolvimento de mais de 200 doenças, entre elas alguns tipos de câncer.

A OMS afirma que entre as soluções mais efetivas para combater este problema está o aumento do preço das bebidas, assim como das taxas sobre o álcool.