Ban Ki-moon destaca papel crucial da sociedade civil no processo de paz em Darfur

Povo de Darfur. Foto: ONU.O Secretário-Geral Ban Ki-moon destacou na última segunda-feira (12) o papel central da sociedade civil no processo de construção de paz duradoura em Darfur. Mais de 400 representantes de diferentes comunidades da região sudanesa, formadores de opinião, mulheres, jovens, intelectuais, pessoas desalojadas e a diáspora se reuniram para conversas em Doha, capital do Catar.

Em um comunicado divulgado pelo mediador designado pela Missão conjunta das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (UNAMID), Djibrill Yipènè Bassolé, Ban disse ser fundamental que a sociedade civil contribua para as soluções que trarão paz à região. Ele também expressou profunda preocupação com a violência contínua em Darfur, onde por volta de 300 mil pessoas foram mortas e mais de 2,5 milhões foram desalojadas nos últimos sete anos em consequência de conflitos entre rebeldes e forças do governo apoiadas por milicianos Janjaweed.

“Eu peço a todas as partes envolvidas no conflito que ponham um fim às hostilidades e respeitem o cessar fogo ao qual se comprometeram. Eu os chamo para negociar, em Doha, um acordo abrangente sobre a crise em Darfur que atenda às preocupações legítimas de todas as comunidades da região. E àqueles que se recusaram a participar das negociações, eu digo: unam-se a elas sem mais atrasos”, declarou o Secretário-Geral.