Ban Ki-moon e Conselho de Segurança condenam ataques em Uganda

Secretário-Geral Ban Ki-moon. Foto: ONU.O Secretário-geral Ban Ki-moon e o Conselho de Segurança condenaram veementemente os bombardeios que atingiram a capital de Uganda no último domingo (11), matando dezenas de pessoas e ferindo centenas em dois locais distintos enquanto todos assistiam à final da Copa do Mundo de futebol. Al-Shabaab, um grupo militante da Somália, se declarou responsável pelos ataques em Kampala, que matou mais de 70 pessoas, entre ugandenses e estrangeiros.

Ban descreveu os ataques como “perversos” em um comunicado emitido na segunda-feira (12) por seu Porta-voz. “O Secretário-Geral espera que os autores desses atos sejam levados à justiça e processados”, diz o comunicado. O Conselho também destacou a necessidade de levar os autores, organizadores, financiadores e patrocinadores destes “atos repreensíveis de terrorismo” à justiça.

Em um comunicado lido pelo Embaixador da Nigéria U. Joy Ogwu, que mantém a presidência rotativa do Conselho durante o mês de julho, os 15 membros do Conselho de Segurança pediram a todos os Estados-Membros que cooperem com as autoridades ugandenses para a resolução da questão. O Secretário-Geral e o Conselho de Segurança estenderam suas condolências às famílias das vítimas e ao povo e governo de Uganda.